terça-feira, 24 de junho de 2008

Saiba mais sobre o Quilombo Sacopã

Mesmo sendo pressionado por longos anos de especulação imobiliária, que acarretaram em quatro ordens de despejo oriundas de vários segmentos da sociedade, a família Pinto, que descende de escravos, vem a aproximadamente 40 anos resistindo bravamente a uma infinidade de investidas de remoção, sendo que duas das mesmas foram da prefeitura do município, uma do Estado e outra em forma de reintegração de posse após cem anos de permanência no local.

A comunidade é liderada pelo irmão mais novo, Luiz Sacopã, que também é cantor e compositor, o que pra ele muito ajudou e ainda ajuda na luta pela regularização da área, que tem 24 mil metros quadrados que fica de frente para o Cristo Redentor e às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Hoje, o Quilombo do Sacopã já é reconhecido pelas autoridades competentes como tal e passa pela última fase dentro do procedimento de intitulação da comunidade como reais descendentes de escravos aconteça daqui a alguns meses. Assim a família Pinto poderá vir a desfrutar de uma justa e merecida titulação, terminando de vez com os olhos gordos dos especuladores imobiliários e celebrando uma vitória inédita na história do povo afro-descendente brasileiro. A vitória do fraco contra a classe que há 500 anos tinha o domínio do país.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

A nova cara de uma velha história...

Não é de hoje que a família Pinto está fixada na ladeira Sacopã. Uma família que descende de escravos e que faz questão de preservar as suas raízes. Como registro da primeira postagem ficam os votos da equipe que tentou contribuir da maneira que pode no sentido de manter viva a tradição defendida pela família por 5 gerações.

E agora, como mais esse canal de ligação da comunidade com o mundo, espera-se que cada vez mais pessoas tenham conhecimento e noção da grandeza da história da comunidade e o que ela representa para o contexto cultural brasileiro.